quinta-feira, abril 07, 2011

PROJETO - O COELHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA

ESCOLA CLASSE 02 DE VICENTE PIRES
PROJETO EDUCATIVO



COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
VICENTE PIRES/2011

INTRODUÇÃO
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial. Os principais símbolos:
COELHO - O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar a boa nova da ressureição pelo mundo afora.
OVO - Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna.
CORDEIRO - Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.
PÃO E VINHO - Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo

JUSTIFICATIVA
A páscoa é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo, o que torna esse tema é um grande motivador para realizar atividades em sala de aula, entre elas a solidariedade. Outro foco de grande importância é forma como a páscoa é vista pelo comércio, como são apresentadas pelos meios de comunicação, as propagandas que criam a necessidade do consumismo do chocolate. Sendo assim, cabe a escola aproveitar este período em que se comemora a Páscoa para informar o verdadeiro sentido desta festa universal.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa. Buscar novas abordagens e metodologias visando o aperfeiçoamento da prática educativa, para possibilitar aos alunos integrarem-se ao mundo nas dimensões fundamentais da cidadania, do estudo e do trabalho.
Objetivos Específicos
• Entender o significado da Páscoa;
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
• Propor as boas ações, a solidariedade;
• Conhecer a origem da Páscoa;
• Perceber que ao realizar boas ações tornam-se pessoas melhores;
• Desenvolver o senso crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
• Conscientizar da importância do significado da Páscoa em nossa vida;
• Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira
• Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
• Vivenciar o sentido da Páscoa;
• Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Ampliar o vocabulário;
• Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço.
• Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola.

METODOLOGIA
Durante todo o projeto serão realizadas atividades buscando trabalhar em conjunto com o professor. Em momento agendado os alunos irão ouvir histórias sobre colaboração “O coelhinho que não era de páscoa”, assistir o filme “Pascoa – a ressurreição”, Serão feitas reflexões e atividades de sistematização em sala de aula como: música, interpretação, produção textual, dobradura, colagem, modelagem, etc.

RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO
Após a realização do projeto, espera-se que muitos alunos modifiquem suas atitudes diante do significado da páscoa. Que tenha um olhar mais crítico em ralação a banalização do significado da páscoa apresentado pelo comércio. Acredita-se que os mesmos poderão analisar melhor as imagens e apelos das mídias. Priorizando mais o ser e menos o ter, buscando uma convivência mais colaborativa e mais amigável, sem dificultar as interações no ambiente escolar.
O projeto precisa ser cultivado e trabalhado sempre, para que as mudanças sejam realmente parte da prática de todos e possam ser levadas para suas vidas.
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

CULMINÂNCIA
A culminância deste projeto se dará com uma apresentação teatral realizada pelos professores e alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://elizinharocha.blogspot.com/2009/03/projeto-pascoa.html;
http://www.google.com.br/imgres?imgurl
ROCHA, Ruth. O coelhinho que não era de páscoa.

ANEXOS
Anexo I – História “O coelhinho que não era de Páscoa”
O coelhinho que não era de Páscoa - Ruth Rocha

Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho.
Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.
Os coelhinhos foram crescendo,
chegou a hora de escolherem uma profissão.
Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.
- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos de Páscoa,
como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
- E você Vivinho, e você?
- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.
Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:
- OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos:
O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.
- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
- Os irmãos de Vivinho diziam.
Os pais de Vivinho se aborreciam:
- Um coelho tem que ter uma profissão.
Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?
- Não se preocupem – Vivinho dizia
– estou aprendendo uma ótima profissão.
- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.
- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.
Vivinho sorria e saía, pula, pulando
para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A Páscoa estava chegando.
Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.
Mas as fábricas tinham muitas encomendas.
Não tinham mais ovinhos para vender.
Em todo lugar a resposta era a mesma:
- Tudo vendido. Não temos mais nada...
O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.
Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,
do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.
Mas a resposta era sempre a mesma:
- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...
Os dois voltaram pra casa desanimados.
- Ora essa. Isso nunca aconteceu...
- Não podemos despontar as crianças...
- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...
Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...
Vivinho vinha chegando com Melinda.
- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
- É que nós não sabemos.
Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!
- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.
- Será que ele sabe? – disse o Pai?
- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.
- E como você aprendeu? – perguntaram todos.
- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.
Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...
e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e
a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.
E era Vivinho quem comandava o trabalho.
E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.
As cestas de ovos estavam prontas.
E os pais de Vivinho estavam contentes.
A mãe de vivinho disse:
- Agora, nosso filho tem uma profissão.
E o pai de Vivinho falou:
- Cada deve seguir a sua vocação...

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