ESCOLA CLASSE 02 DE VICENTE PIRES
PROJETO SÓCIO-PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO
VICENTE PIRES/2011
INTRODUÇÃO
O projeto em questão baseia-se na história abordada no livro “Se as coisas fossem mães”, de Sylvia Orthoff, e se propõe a tratar a alfabetização dos alunos do 1º ano, participantes do Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Observando como tema central “Ética e cidadania”, leva à criança a compreensão do significado de sua história pessoal, de sua família e suas relações sociais como parte fundamental para a formação da cidadania.
JUSTIFICATIVA
Este projeto objetiva trabalhar a alfabetização, por meio da história “Se as coisas fossem mães”, de forma lúdica, aproveitando a significativa data alusiva ao dia das mães. São propostas ações que podem oportunizar ao aluno momentos de interação com os colegas em situações de trabalho coletivo. Possibilita também a criança fazer um paralelo com o conteúdo histórico pessoal-afetivo, ao entrar em contato com nome, sobrenome, certidão de nascimento, desejos, regras pessoais, conceituação de família, convivência e respeito aos membros da família.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Trabalhar com o aluno, de acordo com o nível de conhecimento e de maturação para a idade, em forma de reagrupamento intraclasse, e assim favorecer o desenvolvimento cognitivo do aluno respeitando o ritmo que lhe é próprio.
Objetivos Específicos
• Compreender e interpretar textos orais, escritos e não verbais;
• Perceber a necessidade e o prazer de ler de acordo com as diferentes dimensões da leitura (contextual, intertextual e infratextual);
• Decodificar palavras em textos escritos;
• Perceber letras, palavras, textos (verbais e não verbais);
• Entrar em contato com o próprio nome e o dos colegas;
• Ler listas de palavras do mesmo campo semântico;
• Analisar sons iniciais e finais (palavras significativas) e sons de acordo com o nível psicogenético;
• Ampliar e explorar o vocabulário e os sons;
• Promover socialização e entrosamento;
• Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
• Exteriorizar emoções e sentimentos;
• Incentivar o trabalho coletivo;
• Contribuir para a organização do pensamento;
• Conhecer seu histórico pessoal;
• Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
CRONOGRAMA
As atividades serão desenvolvidas durante o segundo bimestre de 2011.
PÚBLICO ALVO
Alunos matriculados no 1º ano do Bloco Inicial de Alfabetização, na escola Classe 02 de Vicente Pires.
CULMINÂNCIA
O ponto máximo do projeto ocorrerá por meio de apresentações teatrais homenageando as mães da comunidade escolar.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao final do bimestre espera-se que todos os alunos atinjam conhecimento suficiente para consolidar ou transpor o nível psicogenético no qual se encontra.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de registros em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades propostas, durante o desenvolvimento do projeto. Será também objeto de avaliação a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.miraflores.com.br/, acessado em 12 de março de 2011.
ORTHOF, Sylvia. Se as coisas fossem mães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
ANEXOS
Anexo I – História “Se as coisas fossem mães
SE AS COISAS FOSSEM MÃES
Sylvia Orthof
e a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
e a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.
e a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
Conversaria com a lua sobre as crianças-estrelas,
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!
e a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
e uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.
e uma bruxa fosse mãe, seria mamãe gozada:
Seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada! e a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
e a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”.
ada mãe é diferente:
Mãe verdadeira, ou postiça, mãe-vovó, mãe titia,
Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice,
toda mãe é como eu disse.
ona Mamãe ralha e beija,
Erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa.
em até pai que é “tipo-mãe”...
Esse, então, é uma beleza
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